ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 1 resultados

Laboratório de Pesquisa e Intervençao Cognitivo-Comportamental (LaPICC): ensino-pesquisa-extensao no dia a dia da formaçao de psicólogos
Carmem Beatriz Neufeld*; Ana Irene Fonseca Mendes**; Caroline da Cruz Pavan***; Renata Panico Gorayeb****; Equipe LaPICC
Páginas: 50 - 62

Resumo

O presente trabalho visa apresentar o Laboratório de Pesquisa e Intervençao Cognitivo-Comportamental (LaPICC) do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirao Preto da Universidade de Sao Paulo. Apesar de sua recente história, apenas três anos e meio, o mesmo já pode auxiliar um grande número de pacientes a manejarem suas dificuldades, e também ofertou formaçao a diversos terapeutas em Terapia Cognitivo- Comportamental e em Terapia Analítico-Comportamental. Como espaço de formaçao ele também tem atuado no aprimoramento de supervisores nestas áreas de atuaçao. O LaPICC conta com diferentes modalidades de intervençoes que variam desde o atendimento terapêutico individual, até processos em grupo visando a promoçao de saúde, passando por diferentes intervençoes em saúde e educaçao. Neste sentido, a metodologia de formaçao (de terapeutas e supervisores), a forma de avaliaçao dos formandos e das intervençoes, bem como do serviço prestado como um todo será discutido. Com um enfoque voltado para a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensao, as estratégias utilizadas e os resultados alcançados nestes campos sao apresentados e discutidos em termos de avanços e desafios a serem enfrentados.

Descritores: Ensino; Psicoterapia; Terapia Cognitivo-Comportamental; Terapia Analítico-Comportamental; Formaçao de terapeutas; Formaçao de Supervisores; Terapia Cognitiva.